conta e tempo

Deus pede estrita conta de meu tempo
forçoso do meu tempo é já dar conta
Mas como dar sem tempo tanta conta
eu que gastei sem conta tanto tempo.

Para ter minha conta feita a tempo
dado me foi tempo e não fiz conta.
Não quis sobrando tempo fazer conta,
hoje quero fazer conta e falta tempo.

Oh! vós que tendes tempo sem ter conta
não gasteis o vosso tempo em fazer conta
Cuidai enquanto é tempo em fazer conta.

Mas ah! se os que contam com seu tempo
fizessem desse tempo alguma conta,
não chorariam como eu o não ter tempo.

Frei Antônio das Chagas
(poeta português, século XVII)

Tags:

Deixe um comentário

