mignon

Conheces o país onde o limão floresce,
E os laranjais se acendem na paisagem escura?
Onde uma brisa branda sobre a terra desce,
O mirto cala e o laurel o céu procura?
Conheces bem?
                           É lá que eu quero estar,
Se comigo partir quiseres, ó, meu bem.

Conheces bem a casa? Pilares amparam
O telhado, a varanda brilha, o chão fulgura,
E do mármore as faces amigas me encaram:
Que fizeram contigo, pobre criatura?
Conheces bem?
                           É lá que eu quero estar,
No doce abrigo dos teus braços, ó, meu bem.

Conheces a montanha, de trilhas nubladas?
O burro erra seu caminho sob a névoa;
Nas grutas os dragões alentam as ninhadas.
Sobre um rochedo nu, a paz da chuva ecoa.
Conheces bem?
                           Pois é p’ra lá que vai
A nossa estrada. Vamos em frente, meu pai!

Goethe

Tags:

Deixe um comentário

